domingo, 14 de janeiro de 2007

Savoir Aimer...

Savoir sourire,
À une inconnue qui passe,
N'en garder aucune trace,
Sinon celle du plaisir
Savoir aimer
Sans rien attendre en retour,
Ni égard, ni grand amour,
Pas même l'espoir d'être aimé,

{Refrain:}
Mais savoir donner,
Donner sans reprendre,
Ne rien faire qu'apprendre
Apprendre à aimer,
Aimer sans attendre,
Aimer à tout prendre,
Apprendre à sourire,
Rien que pour le geste,
Sans vouloir le reste
Et apprendre à Vivre
Et s'en aller.

Savoir attendre,
Goûter à ce plein bonheur
Qu'on vous donne comme par erreur,
Tant on ne l'attendait plus.
Se voir y croire
pour tromper la peur du vide
Ancrée comme autant de rides
Qui ternissent les miroirs

{Refrain}

Savoir souffrir
En silence, sans murmure,
Ni défense ni armure
Souffrir à vouloir mourir
Et se relever
Comme on renaît de ses cendres,
Avec tant d'amour à revendre
Qu'on tire un trait sur le passé.

{Refrain}

Apprendre à rêver
À rêver pour deux,
Rien qu'en fermant les yeux,
Et savoir donner
Donner sans rature
Ni demi-mesure
Apprendre à rester.
Vouloir jusqu'au bout
Rester malgré tout,
Apprendre à aimer,
Et s'en aller,
Et s'en aller...

Florent Pagny - Savoir Aimer



Há momento na nossa vida que nos marcam! São aqueles que passamos meses e meses sem nos lembrarmos, e um dia, não se sabe bem porquê, lembramo-nos... e ficamos com aquela nostalgia de quem quer voltar atrás e voltar a vivê-los!
Pois bem, a mim houve um momento que me marcou especialmente. Não foi bem um momento... foram mais 3 anos! E esses três anos foram muito marcados por esta musica também! Não directamente, mas porque foi nessa altura que a musica saiu, que passava todos os dias na rádio, e que eu conseguia passar horas a ouvi-la e a ver o videoclip! Este mesmo videoclip que aqui vos deixo!
Acho esta letra simplesmente genial! Pensei em traduzi-la, mas é impossivel traduzir sem perder parte do significado, por isso fica em francês.
Pois é, esta musica toca-me! Toca-me porque me faz lembrar esses três anos maravilhosos que passei na Bélgica... faz-me lembrar pessoas que se cruzaram comigo quase sem querer, mas que me deixam saudades! Faz-me sonhar, imaginar...

É estranho... eu não me lembro de muita coisa que vivi nesses três anos... também já lá vão quase 8 anos que voltei, mas às vezes surpreendo-me com o que me lembro. Não me lembro do nome de muitos dos meus colegas da escola, mas lembro-me do nome da senhora que trabalhava na secretaria e com quem falava muitas vezes para as mais variadas coisas. Era a Madame Toulis! Ia ter com ela quando precisava de fotocópias, quando precisava de ligar aos meus pais por alguma razão. Era ela que ficava na sala quando tinhamos alguma hora livre e não podiamos sair da escola, e nessas alturas falava connosco... Não me lembro do me ter despedido de muitos colegas, mas lembro-me quando me despedi dela e ela me disse que ia ter saudades minhas e dos meus quebra-cabeças! Também me lembro de alguns amigos que fiz, mas com os quais acabei opr perder o contacto! Lembro-me da Karen, uma rapariga americana. Acho que foi das primeiras pessoas com quem contactei. Eu não falava francês, mas falava inglês. Ela também falava inglês, então acabámos por ficar boas amigas! Neste momento não sei o que é feito dela... perdemos o contacto, mas ela ainda deixa saudades.

A unica pessoa com quem ainda mantenho algum contacto é a Frederique, uma rapariga canadiana que conheci no segundo ano que lá estive! Eramos da mesma turma, e conheci-a graças à Karen. Elas tinham-se conhecido no verão e ela apresentou-nos. Ainda me lembro à porta de que sala de aulas foi... ainda me lembro de muitos bons momentos que passamos as duas, desde idas às compras, ou tardes em casa uma da outra... desde telefonemas a idas ao cinema!
Ela é talvez das poucas pessoas a quem posso chamar de Amiga! Ainda hoje. Estive com ela a ultima vez no verão antes de ir para a faculdade, quando ela me convidou para ir passar 15 dias nas férias a casa dela, no Canadá. Lá fiz eu as malas e lá fui eu, sózinha. Custou-me voltar-lhe a dizer adeus. Ainda me lembro no aeroporto, quando nos despediamos, que ela se virou para mim e disse "livra-te de chorar, porque se não eu também começo e depois não paro!"... claro está que eu não me consegui conter! Acabei a minha estadia com um abraço dela, as duas com as lágrimas nos olhos... Tenho saudades dela! Às vezes falo com ela, mas poucas vezes, no entanto tenho a certeza que se algum dia eu precisar seja do que for basta ligar-lhe... ela estará lá para mim!

Bem, as memórias que uma simples canção trás... mas sabe bem recordar momento assim doces! Sabe bem recordar os amigos, mesmo aqueles estão longe, porque se hoje, com esta musica, me recordei dos momentos passados com estes, noutros momentos, pelas mais variadas razões, me lembro de todos os outros!

Mas pronto, a ideia era mesmo partilhar com vocês esta musica, este bocadinho grande de mim, porque sem ela eu não seria a mesma pessoa... porque sem todos os minutos que vivo, em que faço isto ou aquilo, eu não seria a pessoa que sou hoje... porque sem vocês eu nunca seria eu!

Sem comentários: